INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR

DEFINITIONS



Vegetarianismo é uma opção alimentar à base de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem uso de lacticínios e ovos.
Os Vegetarianos excluem da sua dieta o uso de todas as carnes animais.
Esta opção alimentar divide-se em algumas categorias:

Vegetarianos: São aqueles que excluem da sua dieta todos os tipos de carne. Estes podem ser:

Ovo-Lacto-Vegetarianos: Excluem da sua dieta todos os tipos de carne mas consomem produtos de origem animal como o leite e os ovos;
Lacto-Vegetarianos: Excluem da sua dieta todos os tipos de carne e os ovos, estes últimos por vezes por motivos de saúde, visto que o ovo contém um elevado nível de colesterol, mas consomem leite e derivados;
Ovo-Vegetarianos: Excluem da sua dieta todos os tipos de carne e o leite, mas consomem ovos. Muitos dos que retiram o leite da sua alimentação fazem-no por preocupações ambientais, compaixão pelos animais ou mesmo por motivos de saúde (exemplo: intolerância à lactose).

Veganos: Também conhecido como vegetarianismo estrito, para além da carne esta opção alimentar exclui também todos os alimentos de origem animal, como lacticínios, os ovos e o mel.

Não se pense com isto, que opções alimentares são limitadas!
A Alimentação Vegetariana é baseada numa grande variedade de alimentos deliciosos e saudáveis, e é uma porta para novas texturas e sabores. Diversos pratos étnicos são baseados numa dieta vegetariana e mesmos os pratos tradicionais podem ser adaptados ao vegetarianismo.